LINHAS TORTAS - As origens da editora


Tudo começou no fim do século passado quando mentes ociosas e semi-desempregadas uniram-se para confeccionar um fanzine chamado OLHA A FRENTE!
 
 
O ano era 1995, o país vivia momentos turbulentos: FHC fora eleito presidente (quase) vitalício, o Brasil vivia um ritmo de oba-oba com o tetra-campeonato mundial e a programação da TV era tão tediosa que o maior sucesso da época eram os Cavaleiros do Zodíaco. Enquanto isso, nos porões da classe mérdia, 10 jovens ávidos por mostrar seus trabalhos que ninguém queria publicar criaram um fanzine. Pouco depois, não tiveram vergonha de produzir um projeto semelhante, com a diagramação profissional de Cynthia Carvalho, para apresentar às editoras. Após peregrinação pelo Rio, a Capital Cultural(mente morta) do país, eles foram parar em São Paulo. Lá, a Editora Escala topou a parada e botou na banca a revista Olha a Frente! que falava sobre desenhos, games, cotidiano, música, HQ e muito humor (Leia mais sobre ela AQUI).
 
Capas das 5 revistas
 
Lançamento no Rio da revista Olha a Frente!
 
O MÍTICO COMERCIAL DA REVISTA
criado e estrelado por nós (Figura, né?) 
 
 
 

Assim nasceu a EQUIPE FRENTE!, um grupo de criação composto por futuros redatores, jornalistas, desenhistas e diagramdores, todos cheio de vontade de trabalhar nessa área onde aprendemos tudo na marra, errando, caindo e levantando.
Oficialmente éramos 10 nessa época: Eddie Van Feu, Renato Rodrigues, Ricky Nobre, Patricia Balan, Marcelo Matos, Luciana Werneck, Marco A. Rocca, Wagner Pratti, Codé e Rodrigo Quintela.

A partir de 1997 a equipe pulou de cabeça nessa piscina vazia que é o mercado editorial e se especializou em prestar serviços para editoras. Logo o trabalho se multiplicou em vários tipos de livros e revistas que chegaram às bancas de todo o país.


HUMOR
 
Humor, sacanagem, calúnia a picaretagem em revistas e livros. Foram mais de 200 edições diversas com piadas, charges, sátiras e reportagens absurdas nas bancas criadas por Renato Rodrigues e Marcelos Matos. Hoje Renato dá vazão a seu ócio criativo catando latinhas para revender e publicando no blog Roubo Repórter.


ESOTERISMO e WICCA

Eddie Van Feu publicou seu primeiro livro sobre anjos em 1997 seguido de outros 4 exemplares e enveredou pelo meio esotérico por afinidade espiritual dhármica (Quem pode dizer o contrário?).

Depois veio a campeã série da Wicca que popularizou o assunto no Brasil como nunca antes foi feito com uma linguagem ágil e acessível.
Outras no ramo esotérico foram as de Signos, Sonhos, Simpatias e as anuais Previsões (com Patrícia Balan) e Astrologia Chinesa pelas Editoras Escala e Alto Astral.

QUADRINHOS


Essa é uma atividade muito querida por nós, afinal foi em um curso de HQ em 1991 (ministrado pelo quadrinista Ofeliano de Almeida) que essa galera se encontrou (em todos os sentidos).

O álbum mangá "Alcatéia - O Chateu das Vertentes" foi a primeira publicação com selo das Linhas Tortas. Nós o lançamos em 2002 no Animecon de SP. Como essa foi uma área muito extensa reservamos uma página detalhada só para eles bem AQUI.


INFORMÁTICA 

A coleção Informática Descomplicada ensinou em seus mais de 40 números os truques de tecnologia a milhões de pessoas em um tempo onde a Intenet ainda engatinhava. Os textos e pesquisa eram de Marcelo Matos, Wagner Pratti e Marco A. Rocca.
 



MÚSICA
 
Novos e antigos sucessos se encontravam todos os meses nas páginas de Cifras e Letras e outras similares publicadas pela Escala e pela Editora Minuano. André Lage, o Codé, era um dos editores dessas revistas e hoje se tornou músico.



GAMES

Dicas de GAMES eram sucesso tanto em revistas coloridas quanto em livros cheios de macetes criados pelos nossos viciados redatores Codé e Rodrigo.



SERIADOS

A Séries, TV e Cinema cativou fãs de todo o país com seus textos pessoais e informações dinâmicas do mundo do entretenimento. Foi um revista que gostamos muito de fazer e nos abriu porta para conhecer dubladores muito queridos e leitores novos. Você pode conferir alguma matérias aqui no antigo Blog da SÉRIES



LITERATURA
 
A arte da escrita junta-se ao talento de contar boas histórias nesses criativos livros: Primeiro com pulps de ficção e terror e livros de esoterismo e culinária, etc. Depois veio o lançamento de O Portal (Eddie Van Feu) e Irmãs de Sangue (Ricky Nobre) pelas Linhas Tortas em 2004. Era a sementinha da literatura germinando. Outra "frentista" que lançou sem livro (Horóscopo na Lata, Editora Griphus) em livraria foi Patrícia Balan. Você pode VER AQUI em detalhes quais os lançamentos para livraria da Linhas Tortas

 
 
Lançamento de "O Portal" e "Irmãs de Sangue" na Livraria Saraiva do Rio Sul

 
E MUITO MAIS COISA...

Manuais para secretárias, livros de ervas, de receitas, infantis, biografias, guias de datas comemorativas, pulp fictions, passatempos, hentai, dança do ventre, parábolas, sites de humor, curso de mangá, livro de... Que mais a gente fez mesmo? 


 
Em meados de 2005 o mercado foi se afunilando de tal maneira que ficou difícil manter trabalho para toda a equipe de criação e chegava ao fim uma era cheia de altos e baixos, de sangue, suor, tintas e lágrimas, mas que nos preparou para o mercado e para o que ainda estava por vir.

Aqui a única foto onde conseguimos juntar todo mundo
Hoje, dessa turma de sonhadores, apenas alguns ainda trabalham na área editorial como Marcelo Matos, Rodrigo Quintela e nossa colaboradora e conselheira, Patrícia Balan. Mas uma coisa é certa, sem todos esses amigos acima nunca subiríamos os poucos degraus que subimos e cada um deles ajudou a colocar uma pedrinha portuguesa no calçadão da editora.

E assim a Equipe Frente! transformou-se na Editora Linhas Tortas fugindo das bancas como o diabo foge da cruz e procurando abrigo nas livrarias com os livros de esoterismo e da nova linha de fantasia e ficção (Alcateia, Dragões de Titânia, Lua das Fadas e Irmãs de Sangue).


Éramos DEZ... Agora somos QUATRO: Eddie Van Feu, Ricky Nobre, Renato Rodrigues e Luciana Werneck além dos eventuais colaboradores.

E ainda tentamos escrever certo... Mesmo que por linhas tortas. Conheça nosso site oficial: www.linhastortas.com